quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Doze previsões em De Volta para o Futuro II que se tornaram realidade - e quatro totalmente erradas

Daqui a alguns anos, Marty McFly aparecerá em Hill Valley para salvar seus filhos. Gostaria de saber quão profético o diretor Bob Zemeckis era em 1989 quando projetou a Hill Valley de 2015? Vamos descobrir.

O que se tornou realidade 


Video games wireless e com captura de movimentos

Neste trecho, Marty McFly mostra ao pequeno Elijah Wood e outro garoto como os jogos eram incríveis nos anos 80. Em seguida, o pequeno Elijah Wood, com a petulância das crianças de hoje, fala que jogos em que você precisa usar as mãos são totalmente estúpidos. É claro que ele nunca jogou House of The Dead e Time Crisis. Embora o pequeno Elijah Wood esteja totalmente errado sobre os jogos antigos serem entediantes hoje em dia (afinal todo mundo adora Pac Man e Space Invaders), Zemeckis mostrou que games wireless seriam a nova forma de jogar. O Xbox tem Kinect e o PS3 tem o Move. 
Nossa obsessão por filmes 3D e sequências
Entenda, se você viu algum filme de animação ou desenho animado nos últimos dois anos, há boas chance de que tenha sido em 3D e bem caro. Já existe até Jackass em 3D. Há televisões 3D. Nós.adoramos.3D. 
E qual é a única coisa que gostamos mais que 3D? Sequências! Olha lá: Tubarão 19! É claro que nem estamos perto de Tubarão 19 (parou no 3?), mas a série Jogos Mortais, por exemplo, já está no sétimo filme e o último deles é… em 3D! Jogos mortais, desafiar um tubarão… chegou bem perto. 

Tablets e computadores de mão


Lembra daquele negócio que a Apple lançou ? Que revolucionou a tecnologia móvel? Um negócio chamado iPad? Pois é, nesta cena onde um cara com uma maquiagem horrível de idoso (por que não usaram um idoso de verdade é algo que ninguém consegue entender) segura um tablet para Marty assinar o auxílio ao relógio da torre.

O que Zemeckis deixou de lado na maquiagem envelhecedora, ele compensou ao prever os dispositivos tecnológicos do futuro. O tablet do filme é muito mais desajeitado que os dispositivos de hoje, mas a ideia é a mesma: algo pequeno e sem fios que as pessoas podem usar para fazer algo legal. Como salvar os relógios de torres.


Televisões widescreen penduradas na parede e Videoconferência
A unidade que Marty tem em sua sala de estar pendurada sobre sua lareira é incrivelmente parecida com as que você encontra nas prateleiras das Casas Bahia. Zemeckis imaginou que as telas seriam um pouco mais enfeitadas que as que temos hoje, como a moldura de um quadro, mas foi capaz de antecipar as características principais como a instalação na parede e tela plana. Prever que sairíamos das telas 4×3 para as 16×9 também foi uma tacada de mestre.
As pessoas gostam de ver o rosto das pessoas com quem estão falando. A Apple chegou a trazer o recurso aos telefones com o Face Time do iPhone 4. 

Tênis do Marty McFLy

A Nike lançou uma versão limitada dos Hyperdunks de Marty inspirados nos tênis que ele usou no filme. E ainda que o cadarço deles não amarre sozinho, eles são bem legais.
Contudo, uma gerente de hotel/designer de sapatos amadora (??) apresentou seu seu protótipo de cadarços auto-amarráveis com peças que ela achou pelo hotel.
Esse tipo de invento maluco deixaria o Doutor Brown orgulhoso! 

Sermos consumidos por nossos aparelhos eletrônicos pessoais

É claro que ninguém usa óculos-TV ou atende o telefone nesses óculos, mas quando saio para jantar com amigos ou com a família, em momento algum estamos todos falando com as outras pessoas que estão à mesa. Todos somos consumidos pela possibilidade de escapar da situação, seja por um notebook ou por um simples celular. É muito triste, na verdade, e Robert Zemeckis sabia que no futuro seríamos vítimas de nossos avanços tecnológicos.

O que é quase realidade ou está a caminho


Múltiplos canais na TV

O sistema PIP é provavelmente o que temos de mais próximo da TV de múltiplos canais de Marty Jr. Mas você conhece alguém que realmente o usa? Não. O que é mais realista é a revolução da gravação digital. Em vez de assistir seis canais de uma vez só, como Marty Jr. tentou fazer, deveríamos assistir nosso canal favorito e gravar o resto para assistir depois.
Combustíveis Compostos

O uso de compostos como combustível existe e é conhecido como biogás. Contudo, não é tão comum como parece ser em 2015. O Dr. Brown pode ter dado uma tunada no DeLorean, mas há poucas chances de usarmos nosso lixo para abastecer os carros em cinco anos. 
Carros Voadores

 falamos antes sobre os carros voadores. Se você não lembra ou está com preguiça de clicar no hyperlink, o resumo é que estamos a caminho de realizar o sonho do carro voador. Mas as chances de que eles estejam por todos os lados em 2015 são nulas. Mal temos estradas.
Hoverboards

Um hoverboard de verdade já existe e é idêntico àquele que Marty usa em De Volta para o Futuro II! Mas qual a graça se você não pode usá-lo? Ou ficar em pé sobre ele? Ou fazer qualquer coisa além de olhar para ele?

Comida desidratada
No filme a família de Marty McFly aprecia uma bela pizza reidratada. Desidratação e reidratação de comida é algo que não vemos muito, mas temos alguns exemplos se você considerar macarrão e arroz. Mas nada tão complexo quanto uma pizza. E com a febre por comida orgânica, não deveremos vê-las tão cedo.

O que estava completamente errado


Ninguém mais usa laser discs
Nem mesmo em becos prontos para esconder um corpo inconsciente você encontrará laser discs. Tenho quase certeza de que a última vez que vi um desses foi na sala de música de um tio, que está abandonada desde que ele se separou em 2002. No Brasil eles nunca foram muito populares, por isso muita gente sequer chegou a ver um laser disc. [nota do editor: eu tinha, e um dia a empregada de casa viu e disse "nossa, vocês ganharam disco de platina!"]
A Princesa Diana está morta e os EUA ainda não tiveram uma mulher na presidência
Clique para ampliar
A menção à "Queen Diana" (Rainha Diana) merece um #epicfail, porque todo mundo sabe que a princesa do povo morreu em um acidente de carro graças a uns paparazzi idiotas. E as chances de que os EUA tenham uma mulher eleita presidente são poucas.


Aparelhos de fax são utilizados para comunicados
De Volta Para o Futuro II afirma que enviar informações por fax é o meio mais eficiente de se comunicar em 2015, mas sabemos que aparelhos de fax foram úteis somente por um curto período, quase como os laser discs. Uma pena que Zemeckis não imaginou os mensageiros instantâneos ou o email. Teria sido incrível.

Usar duas gravatas
Olhe bem para as gravatas duplas de Marty e seu chefe, pois somente nessas cenas você verá esse tipo de visual. Não há a menor chance de que o traje formal masculino aceite esta mudança nos próximos mil anos.

8 Comentarios:

Anônimo disse...

Cara, um CD comum pode ser comparado ao Laser Disc, pois ele é lido por laser....

Anônimo disse...

Combustíveis Compostos só não são comercializados porque as industrias de combustiveis não permitem.

Já existe essa tecnologia a muitos anos mas ninguem sabe. Não é teoria da conspiração!

Ass:Albert

Anônimo disse...

tem mais um erro, eles usam orelhão em uma cena,
esqueceram do celular.

Roney disse...

O velho aparece maquiado porque é o mesmo ator que aparece vendendo algo no primeiro filme. Tentaram fazer uma versão envelhecida do mesmo personagem.

Anônimo disse...

PELO AMOR DE DEUS COMO CONSEGUIRAM ESQUECER DE MELHOR PIADA QUE SE PODE FAZER DESTE FILME EM RELAÇAO AOS DIAS DE HOJE?????

AS ROUPAS RIDICULAS E ESCANDALOSAMENTE COLORIDAS DA MALDITA PRAGA QUE EXISTE HOJE....

"O RESTART"

ACHO QUE A IDÉIA SURGIU DAÍ PQ AS ROUPAS DELES SAO MAIS RIDICULAS. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

PODEM CONFERIR:

http://www.youtube.com/watch?v=TkyLnWm1iCs

Anônimo disse...

na primeira foto a camisa do professor tem os bananas de pijamas, é mais uma previsão esquecida...

ass. gatão

Tonton disse...

Tubarão teve até o 4° filme na sequência do clássico de Spilberg.

Anônimo disse...

o cara nao poderia adivinhar que a princesa diana ia morrer. tambem na época do filme falaram em presidente mulher o diretor quase acertou porque tambem na época do filme ninguem poderia imaginar que um homem negro pudesse ser presidente dos eua.

Postar um comentário